
Áreas de Intervenção
A Terapia Ocupacional pediátrica tem como principal objetivo a promoção da autonomia da população infantojuvenil, através do treino de competências individuais para a realização das suas ocupações diárias, seja na participação social, no lazer, na educação, nas atividades de vida diária e na atividades de vida diária instrumentais. O Terapeuta Ocupacional facilita o desempenho em várias ocupações do dia a dia da criança, nomeadamente comer, tratar da higiene, atividades escolares, brincar, vestir e interagir com pares e adultos, nos diferentes contextos.

Estimulação Sensorial

Estimulação Cognitiva

Autonomia

Promoção das competências psicossociais

Adaptação do ambiente

Tecnologias de Apoio

Sensibilidade ao toque, ao movimento, a estímulos visuais ou auditivos; dificuldades em aprender tarefas novas, dificuldades de coordenação (atar os atacadores, escrever, jogar à bola); nível de atividade pobre ou excessivo (criança muito agitada ou demasiado sossegada).
Atenção, concentração, memória, capacidade de resolução de problemas.
Alimentação, vestir/despir, higiene pessoal, entre outras.
Dificuldades de comunicação, de auto regulação comportamental, autonomia e motivação.
Identificação das barreiras arquitetónicas nos diferentes contextos e treino do uso de ajudas técnicas.
Usadas para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais de uma criança ou jovem com deficiência.
Nível de força muscular baixo, baixa amplitude de movimento, dificuldades de coordenação global, de equilíbrio, na motricidade fina, na destreza manual, entre outras.
Promoção das competências motoras
